Fone: (44) 99859-7080

Aquecimento Solar: Diversão na Piscina o Ano Todo

Cinque Terre

Quando o tempo começa a esfriar, as piscinas são um dos primeiros lugares a reduzir gradativamente o número de visitantes e, às vezes, ficam inutilizadas até os meses mais quentes. Embora o Brasil seja privilegiado com o clima tropical, alguns estados têm um inverno bem marcado, de modo que um banho de piscina pode tornar-se uma verdadeira aventura por conta da água gelada.

 

Felizmente, existe uma forma de driblar essa situação, garantindo a diversão nesses espaços também nessa estação do ano: o Aquecimento de Piscina.

 

Um sistema com essa finalidade mantém a água em uma temperatura confortável para os banhistas, permitindo, assim, que continuem normalmente as atividades esportivas, os tratamentos de saúde e de beleza e, claro, os tradicionais encontros com amigos e familiares.

 

Conhecendo o Aquecimento Solar

 

O Aquecimento Solar utiliza sensores responsáveis por medir a temperatura da água e ligar ou desligar o equipamento conforme ela esteja abaixo ou igual àquela programada como ideal.

 

 

Quando o sensor detecta que a temperatura da água está abaixo do que foi programado, a bomba começa a funcionar levando o líquido para o aquecedor. Lá, ele pode atingir até 40 graus e, depois, é devolvido para a piscina, onde irá se misturar com a água que ainda está fria. O resultado é que a temperatura vai se equilibrando até a piscina ficar mais quente.

 

Visando Sustentabilidade

 

O Aquecedor Solar é um dos tipos mais econômicos e sustentáveis, pois ele capta a radiação solar e a transforma em energia térmica. O sistema funciona a partir de placas solares com tecnologia específica capaz de coletar a energia do sol e transformá-la em calor. Essas placas especiais são fabricadas com plástico polipropileno preto, borracha flexível, tubos plásticos pretos e tubos de cobre ou de alumínio.

 

 

Em geral, os coletores são instalados nas lajes e nos telhados, mas em alguns casos também podem ser instalados no chão. O principal é observar a inclinação e a direção das placas e também a ausência de sombras ou outras interferências para que elas consigam ter uma capacidade máxima de exposição solar. Lembrando que a quantidade necessária de placas coletoras vai depender da localização da piscina e do volume de água dela.

 

Mas lembre-se: Mantenha os cuidados com a higiene de sua piscina 

 

A água quentinha é o ambiente perfeito para a proliferação de algas e bactérias dentro da sua piscina. Por isso, quando optar por uma piscina aquecida em casa, mantenha cuidados com a higiene da água. Durante o verão, é importante que a água seja filtrada, o fundo aspirado e a superfície peneirada diariamente. Ao longo desse processo, não se esqueça de fazer o controle do pH e cloro da água.

 

Se a sua piscina for mantida aquecida durante o outono e a primavera, os cuidados devem ser os mesmos do verão.

 

 

Quem não tem piscina aquecida costuma cobrir a piscina durante o inverno e só olhar para ela novamente quando os dias voltarem a ser quentes. Mesmo para essas pessoas, é muito importante ter uma rotina de cuidados ativos com a água. Pelo menos uma vez por semana, descubra a água e cheque se a higiene está de acordo com o recomendado.

 

Mas se você tem uma piscina aquecida em casa, o cenário muda. Nessa época, por mais que não a usemos tanto, a piscina deve ser sempre um ponto de atenção. Cubra com a capa térmica, mas lembre-se de filtrar a água antes de utilizar sua piscina.

 

Como adiquirir o Aquecimento Solar de sua piscina?

 

Há mais de 20 anos atuando na área de Construção Civil, a Pattaro Piscinas e Engenharia tem uma equipe preparada para te atender. Realizamos a instalação das placas solares para que você desfrute de maneira satisfatória de momentos em família em todas as estações do ano.

 

Entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso. Estamos aqui para melhor atender você! 

 

Sua satisfação é um orgulho para nós

Entre em Contato

Redes Sociais


© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À Pattaro Piscinas e Engenharia