Fone: (44) 99859-7080

Como Limpar a Piscina

Cinque Terre

Grande parte das pessoas acha que limpar a piscina é um trabalho simples e que se resume à limpeza da superfície com a peneira para remover insetos, folhas e outros resíduos, esquecendo-se de todo o restante do trabalho de higiene que é crucial para que a água de sua piscina não fique verde, turva e etc.

 

Entendemos que manter a limpeza de sua piscina pode ser uma tarefa complexa, principalmente depois de períodos chuvosos ou após muitos dias em desuso.

 

Sendo assim, desenvolvemos esse espaço para que você como iniciante possa fazer esse trabalho sem dificuldades. Primeiro, vamos conhecer os equipamentos que você utilizará nesse processo:

 

Conhecendo o Kit de Limpeza 

 

 

O Kit de Limpeza será utilizado durante a higienização de sua piscina. Nesse texto, separamos em seis etapas os passos que você pode seguir para realizar essa limpeza:

 

01 - Limpeza do pré-filtro

02 - Peneiração

03 - Escovação

04 - Aspiração

05 - Avaliação da Água

06 - Desinfecção

 

01 - Limpeza do pré-filtro

 

Afinal, onde está o pré-filtro?

Observe a imagem abaixo. Essa é a bomba de filtragem de sua piscina. Repare que o pré-filtro está dentro dela, com a função de eliminar impurezas como folhas, insetos, terra, etc. antes que a água chegue ao seu filtro de areia.

 

 

A bomba de filtragem provoca a movimentação da água de forma mecânica, sugando a água da piscina por meio de uma câmara ativada a vácuo, passa pelo pré-filtro, segue a trajetória até o filtro de areia. Assim, o ciclo se completa e deixa a água mais limpa e cristalina.

 

Como realizo a limpeza do pré-filtro?

 

Feche os registros que levam água para a bomba de filtragem, abra a tampa do pré-filtro, retire o cesto e enxague com água de mangueira ou torneira.

 

02 - Peneiração

 

O segundo passo é o mais simples, mas não menos importante da limpeza de sua piscina. Com a peneira, retire insetos, folhas, galhos e outros resíduos que estiverem boiando na superfície da água.

 

 

03 - Escovação

 

No terceiro passo você deve escovar as paredes e o fundo de sua piscina. Esse processo é fundamental para evitar que fungos e bactérias se alojem em seu interior, impedindo a formação de manchas ou acúmulo de lodo e algas.

 

 

04 - Aspiração

 

Com toda a movimentação da água durante os passos anteriores, você precisará esperar alguns minutos até que a sujeira se assente no fundo. Para aspirar, faça movimentos lentos e atente-se aos cantos onde podem ocorrer acúmulos de resíduos. Ao término, retire a mangueira da água devagar para que resíduos de sujeira não retornem para a piscina.

 

 

05 - Avaliação da Água

 

Neste passo você irá conferir a qualidade da água de sua piscina. Com o auxílio do Kit Teste de Cloro e pH ou com a Fita Teste 5 em 1.

 

Kit Teste de Cloro e pH:  Aplicando 5 gotas de cada reagente você consegue verificar os dois componentes da água para trata-la.

 

 

Fita Teste 5 em 1:  Colocando a fita diretamente na piscina é possível verificar os níveis de pH, cloro livre, alcalinidade total, ácido cianúrico e cloro total de sua piscina para realizar o tratamento específico necessário.

 

 

06 - Desinfecção

 

Feita a medição, é hora de desinfectar sua piscina. O tratamento da água é feito com diversos produtos químicos, específicos para sua limpeza e manutenção.

 

a) Cloro: agente bactericida e germicida.

b) Algicida manutenção: previne a formação de algas.

c) Algicida choque: elimina as algas já presentes na piscina.

d) Clarificante líquido: deixa a água mais clara e solidifica a sujeira para que vá para o fundo da piscina.

e) Redutor de PH: diminui a acidez da água.

f) Barrilha leve: aumenta a acidez da água.

g) Elevador de Alcalinidade: evita variações ácidas da água

h) Sulfato de Alumínio: decanta material sólido e matéria orgânica morta em suspensão na água.

 

 

Siga as instruções de rótulo dos produtos químicos à risca, adicionando as gramas ou mililitros conforme indicado e manuseie com cuidado. Em nossa publicação Manual Prático dos Tipos de Filtragem de Piscinas você saberá qual função ativar em seu filtro de areia conforme o produto a ser utilizado.

E lembre-se: 1000 litros correspondem a 1 m³.

- Peneire a superfície de sua piscina todos os dias.

Faça a filtragem todas as vezes que a piscina for utilizada.

- Faça a avaliação da água duas vezes por semana e verifique se a água está precisando de tratamento.

Realize a limpeza completa de sua piscina semanalmente.

Sua satisfação é um orgulho para nós

Entre em Contato

Redes Sociais


© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À Pattaro Piscinas e Engenharia