Fone: (44) 99859-7080

Manual Prático dos Tipos de Filtragem de Piscinas

Cinque Terre

Este é um Manual Básico para que você conheça os tipos de filtragem possíveis para sua piscina e como manusear seu filtro de areia.

 

As funções do filtro de areia são selecionadas na válvula do filtro (observe na imagem abaixo).

 

Essa válvula está localizada na parte superior de seu filtro, você deve abaixar a alavanca e girar até a posição da função desejada.

 

 

OS REGISTROS DE SUA PISCINA

 

Ao instalar sua piscina, você receberá uma casa de máquinas como na foto a seguir, nela estão a bomba de filtragem, o filtro de areia, assim como as tubulações e os registros de água de sua piscina.

 

 

Essas tubulações estão nomeadas com adesivos de 1 à 6 em sua casa de máquinas, assim como o pré-filtro que recebe a numeração 7 (saiba mais sobre a função do Pré-filtro em nossa postagem Como Limpar a Piscina). São chamados de:

 

1. Hidromassagem / Retorno

2. Cascata

3. Aquecimento

4. Aspiração

5. Ralo de Fundo

 

Além destes registros, a casa de máquinas ainda possui o encanamento do Esgoto (6), que como o próprio nome subjetiva, é o cano que leva a água para fora da piscina.

Nesse breve manual você receberá instruções de como manusear seu filtro de areia, assim como quais registros abrir ou fechar para realizar a função desejada no tratamento da água da piscina. Acesse nossa Publicação Conhecendo os Produtos Químicos para Manutenção de Piscinas e conheça os produtos que auxiliarão na limpeza de sua piscina.

 

AS SEIS FUNÇÕES DO FILTRO DE AREIA:

 

01 - FILTRAR

02 - DRENAR

03 - RETROLAVAR / LAVAR

04 - PRÉ-FILTRAR

05 - RECIRCULAR

06 - TESTAR / FECHAR

 

01 - FILTRAR

 

Filtrar é a função básica padrão, as outras são utilizadas conforme a necessidade do procedimento de manutenção da piscina.

A água irá entrar no filtro através da bomba de filtragem e após realizado o processo irá retornar para a piscina purificada. Feche o registro de esgoto, abra os registros de aspiração, ralo de fundo e retorno e ligue a bomba de filtragem.

Produtos químicos como cloros, algicidas, clarificante e elevador de alcalinidade são aplicados com essa função selecionada, assim como o eliminador de oleosidade, após retrolavar o filtro e elevar o nível da água da piscina também utilizará essa função. Já em caso de aplicação de decantadores como o sulfato de alumínio, a barrilha leve ou o redutor de pH, o filtro deve estar na função recircular, para que esses produtos não entrem no filtro e o danifiquem (veja mais na função 05 - Recircular de nosso manual).

 

 

02 - DRENAR

 

Essa função é utilizada para esvaziar ou para tirar a sujeira de sua piscina. Um exemplo disso é quando a água estiver verde e você utilizar algum algicida ou decantador, a sujeira vai se concentrar automaticamente no fundo da piscina, então é só realizar a drenagem. Feche o registro de retorno, abra os registros de aspiração, ralo de fundo e esgoto e ligue a bomba de filtragem.

 

 

03 - RETROLAVAR / LAVAR

 

Essa função pode estar descrita das duas formas em seu filtro de areia. É acionado para lavar o filtro. A água vai fazer o processo de circulação dentro dele para remover a sujeira que ficou no sistema de filtragem. Feche os registros de aspiração e retorno, abra os registros de ralo de fundo e esgoto e ligue a bomba de filtragem. É utilizada também para aplicar o eliminador de oleosidade. Coloque o filtro nessa posição, depois eleve o nível da água para aplicar o produto e realizar a filtragem.

 

 

04 - PRÉ-FILTRAR

 

Essa função é acionada após a lavagem, pois ela é responsável pelo enxágue do filtro, fazendo a remoção da sujeira mais fina e assentando a areia do filtro para garantir que quando a água passar novamente não leve a sujeira que foi removida na circulação da água de volta para a piscina.

Feche os registros de aspiração e retorno, abra os registros de ralo de fundo e esgoto e ligue a bomba de filtragem.

 

 

05 - RECIRCULAR

 

Nessa função a água irá passar pela bomba de filtragem e voltar para a piscina sem entrar no filtro, ela ficará circulando no sistema da piscina. É indicado acionar essa função quando você usar algum produto químico que possa calcificar a areia do filtro, são eles: o sulfato de alumínio, a barrilha leve e o redutor de pH.

Feche os registros de aspiração e esgoto, abra os registros de ralo de fundo e retorno e ligue a bomba de filtragem.

 

 

06 - TESTAR / FECHAR

 

Essa função pode estar descrita das duas formas em seu filtro de areia. É utilizada somente para detectar vazamento ou quando a piscina não for utilizada por um período de tempo muito longo. É necessário também fechar todos os registros.

 

LEMBRE-SE:

 

Sempre desligue o disjuntor de sua casa de máquinas quando for movimentar o fluxo da água de alguma forma.

Isso evita que o motor entre em funcionamento e cause algum tipo de dano em seus equipamentos.

Sua satisfação é um orgulho para nós

Entre em Contato

Redes Sociais


© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS À Pattaro Piscinas e Engenharia